Marcelo Sales

Tranformando a sociedade por meio da inovação

Blog Post created by Marcelo Sales on Apr 8, 2015

Em meu último blog, afirmei que nossa estratégia de fusões e aquisições (F&A) estava diretamente relacionada a nossos objetivos a longo prazo e à inovação social. Entendendo que, para muitos, esta ainda é uma terminologia nova, aproveito o espaço para fazer um breve esclarecimento sobre o assunto.

 

Aqui na Hitachi estamos focados em social innovation, ou inovação social. O termo, que faz parte do nosso DNA, nos inspira diariamente a resolver desafios complexos, a pensar em um futuro onde a informação seja a base da inovação; permite que fabriquemos e entreguemos soluções que tenham uma relação entre nossos clientes x seus sistemas e seu impacto na sociedade, e consequentemente, com a qualidade de vida das pessoas. 

 

Somos hoje, 6.700 colaboradores em todo mundo (parte dos mais de 320 mil que compõe o Grupo Hitachi) impulsionados em entender e prontos para atender, quase que de forma imediata, as demandas que a mobilidade, big data, internet das coisas (IoT) e a computação em nuvem apresentam. E é por isso que a nossa estratégia de F&A, principalmente as últimas aquisições mencionadas em meu último post, fazem sentido tanto para nós, internamente, quanto para o mercado.

 

Se antes, o termo inovação social parecia muito pretensioso, hoje, com a ajuda do Big Data e Internet das Coisas, estamos provando exatamente o contrário: seria pouco visionário da nossa parte se não construíssemos máquinas e sistemas cada vez mais inteligentes que pudessem garantir mais segurança, mobilidade, conectividade e serviços mais completos para diferentes setores, de telecom à saúde, por exemplo.

 

A fim de impulsionar esta estratégia, a Hitachi America, Ltd. anunciou recentemente a nomeação de Jack Domme, CEO da HDS, para assumir a nova função de Chief Executive de Inovação Social para as Américas. Uma nomeação bastante significativa para toda Hitachi, pois é parte de uma nova estratégia de gestão global do Grupo, que está dando controle direto para as consideradas empresas-chave, a HDS sendo uma delas, nas mãos de líderes locais talentosos a fim de acelerar o crescimento global e permitir uma tomada de decisões mais rápida com base nas necessidades do mercado e dos clientes.

 

Jack continua como CEO da HDS, cargo que ocupa desde 2008. E ele é um dos principais responsáveis pela transformação que estamos vivendo hoje. Em meu post anterior, mencionei que a HDS já não era mais somente um provedor de armazenamento, e acredito que a nossa visão a longo prazo, cultura de alto desempenho e nosso foco nos negócios e em nossos clientes são resultados direto do seu trabalho como gestor global.  Quando nomeado para esta nova função, Jack disse “estar ansioso para desenvolver e implementar uma estratégia coerente, junto às demais empresas do Grupo Hitachi, que vai impulsionar o crescimento sustentável nas Américas”, afinal é isso que ele têm feito nos últimos 7 anos aqui na HDS.

 

E o que isso significa? Na minha opinião, que tudo agora está conectado e interdependente. Que nosso posicionamento único no mercado, frente a estas demandas, podem, realmente entregar resultados de negócios capazes de ajudar os nossos clientes a serem mais competitivos, além de possibilitarem uma  importante, e contínua, transformação social, fazendo do mundo um lugar mais saudável e seguro para se viver. E pensar que estamos construindo cidades melhores e mais qualidade de vida para nós e para nossas futuras gerações, para mim, é realmente um grande estímulo.

 

social-innovation_hitachi.jpg

Outcomes