Marcelo Sales

O novo papel da TI

Blog Post created by Marcelo Sales on Feb 2, 2015

Recentemente, a Hitachi Data Systems pediu para que a IDC realizasse um estudo sobre a aquisição de soluções de tecnologia da informação. Além de revelar que estamos em um momento de transição quanto ao poder de quem decide a compra de soluções tecnológicas, o estudo apontou uma evolução no papel da TI, que deixou de ser mera facilitadora para se tornar um componente integral dos negócios, em âmbito global. Sobre este assunto, vale lembrar que sempre houve grandes discussões, e distorções, sobre o verdadeiro papel da TI nas organizações.

A área de TI sempre viveu sob o estigma da modernidade, de prover soluções digitais capazes de prever demandas futuras, cujos líderes e colaboradores falam uma língua semelhante a dos computadores, menos inteligível e amigável. E por isso, desde sempre, foi classificada como uma área de inovação.

Acontece que a inovação em TI, até pouco tempo, não advinha de invenções ou da criação de novos métodos que rompessem com antigos padrões, como o termo sugere, mas sim por sua vinculação à produtividade, especialmente aquilo que pode ser obtido por meio da tecnologia e da automação.

Não me entenda mal. Não estou advogando contra o papel inovador da TI. Só que, em minha opinião, a inovação não deveria estar atrelada com tanto peso à produtividade propiciada pela tecnologia e automação, mas sim à capacidade de suprir as diferentes demandas e os desafios simultâneos de múltiplas áreas de negócios. O real papel da TI deveria ser, portanto, auxiliar os departamentos e seus respectivos líderes a fazerem as escolhas mais inteligentes, que preservem investimentos a longo prazo, acelerando seus negócios, gerando maior volume de produção, de forma estratégica e sustentável.

E é exatamente este papel que os líderes de TI estão, aos poucos, voltando a exercer, como comprova o estudo. Segundo os dados coletados, TI tem hoje um papel de parceira junto aos líderes das outras áreas, responsável, entre tantas outras coisas, por determinar, em conjunto, as soluções mais adequadas para o negócio. E assim, CIOs e executivos de TI vêm se aproximando, cada vez com mais intensidade, dos resultados e objetivos traçados por suas organizações; redefinindo processos, ajudando a criar novas estratégias de tecnologia e contribuindo para um ambiente de inovação. É a TI voltada para os resultados dos negócios, como chamamos dentro da Hitachi Data Systems; ou ainda “ Business Defined IT”, como colegas de outras partes do mundo classificam.

 

 

179985245.jpg

Outcomes